Crônica: O real sentido destes dias

Compartilhe esta notícia:

Por: Sérgio Sant’Anna*

Esta é uma semana importantíssima para o mundo cristão, todavia este deveria ser um momento de reflexão a todos os cidadãos. Este deveria ser um momento de pausa, reflexão, de altruísmo, empatia, conexão.

A Semana Santa, Semana da Paixão de Cristo, começa com a entrada do Salvador em Jerusalém sendo ovacionado, aclamado com os ramos, celebrado como “Domingo de Ramos” (o final todos sabem como termina). Após ter passado 40 dias jejuando no deserto, Jesus, adentra na cidade sagrada, montado em um jumento, um símbolo da sua humildade. Porém, a saudação ao Messias, por parte do povo, causou medo, inveja e desconfiança das pessoas importantes da época, dessa junção de maldade começa a elaboração do plano para matar Jesus.

Em um momento em que a maldade por parte de cidadãos esclarecidos aflora-se em nossa sociedade, em um momento em que a mentira é difundida e entendida como verdade, cabe a você, leitor, observar e analisar qual é o mundo que você deseja aos seus semelhantes. Se em um dia podemos usufruir do descanso como fez Jesus ao estar na casa de seus amigos Lázaro, Marta e Maria Madalena, devemos estar atentos ao traidor diante do grupo, como afirmara Jesus aos seus apóstolos, que no caso seria Judas. Há sempre aquele que deseja o rompimento da bondade, alegria e a difusão da discórdia.

E, neste mundo conturbado, alimentado pelo retrocesso, caracterizado pelo preconceito aflorado, cabe aos seres humanos a busca pela paz, esse encorajamento deixado pelo Filho de Deus ao amor ao próximo quando lavou os pés dos seus apóstolos após a última ceia.

Que nestes dias que se avizinham, suas ações possam ser revisitadas e analisadas, levando-os ao verdadeiro sinal da Páscoa – um sinal de amor, vida, esperança e misericórdia.

Coma, beba, contudo, reflita…

* Sérgio Sant’Anna é Professor de Língua Portuguesa do Anglo e COC Professor de Redação da Rede Adventista e Jornalista.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: